Cachaceiro e cachaceira do meu coração,
Ontem eu fui visitar um cliente novo aqui em Viena. O dono do bar, Marco, é um italiano que vem trabalhando com coquetelaria muito antes de eu ter nascido e ele conhece o Brasil melhor do que eu.
Marco abriu um bar super gostoso chamado Bar Pani no início do ano passado e já escreveu história entrando no ranking dos melhores bares da cidade.
A premissa é simples, mas perfeita: livros de coquetelaria espalhados pelo bar inteiro, a maior e mais interessante coleção de coqueteleiras que eu já vi na vida e muito jazz tocando da vitrola de vinil. E muito bom papo no balcão.
Marco me pediu uma pequena degustação de cachaças boas para a coquetelaria. Mas ele não é de ficar fazendo caipirinha não. Ontem a noite bebemos Rabo de Galo, Negroni e um Daiquiri. Tudo feito com cachaça. Nice twist, baby. No jargão dessa profissão, um “twist” é quando pegamos um coquetel clássico e mudamos um ingrediente por outro diferente. Sem alterar a alma do negócio.
Pra quem não conhece Daiquiri, ele é um coquetel originário de Cuba, que leva rum branco, suco de limão e xarope de açúcar. No caso do nosso twist, substituímos o rum branco por cachaça armazenada em Amburana.
Sim, a Amburana, que tem aqueles aromas tão florais que muita gente não gosta. Mas o limão siciliano vem e dá aquela quebrada. O que fica é um coquetel delicioso, levemente perfumado, simples de se fazer e que fica DELICIOSO.
Se você quiser, pode decorar a taça (congelada, diga-se de passagem!) com um zest ou meia-lua de limão ou até mesmo com uma flor.
Daiquiri do Brasil – Bar Pani Viena
60 ml de cachaça Tiê Amburana
20 ml de suco de limão siciliano
15 ml de xarope de açúcar
Modo de fazer
Adicionar os ingredientes em uma coqueteleira com bastante gelo e bata até que ela fique “embaçada”. Sirva em uma taça congelada.
Facinho, facinho…
Bem gostoso pra fazer no carnaval, né?
Gostou do twist do Marco? Ele o chamou de “Daiquiri do Brasil”. Achei chique! Se você fizer o drink em casa não esquece de me marcar, hein?
Beijos etílicos da Frau Cachaça