Querido cachaceiro, querida cachaceira do meu coração,
Esse ano virei adepta ao Dry January, ou seja, ao janeiro sem álcool, para dar uma pausa para o meu organismo. Trabalhar com álcool é algo que exige uma disciplina grande das pessoas: além de ter que se trabalhar em horários totalmente inconvenientes, não podemos deixar de pensar que álcool é uma droga lícita.
Só tem um problema: eu me inscrevi para mais um curso de Sommelier de vinhos aqui em Viena e o curso começou essa semana.
Reciclar nosso conhecimento é essencial para qualquer profissional que queira continuar trabalhando na sua área com sucesso, portanto fica meu conselho. Estude sempre que puder.
Minha formação em vinhos e destilados começou em algum momento entre 2011 e 2012, porém, meu ritmo diminuiu bem depois que eu me tornei Frau Cachaça em 2017. No fim do ano passado, resolvi que estava me fazendo falta visitar um curso novamente, degustar bebidas com frequência e aprender algo novo.
Mas você não estava sem beber em janeiro, Frau Cachaça?
Sim, estou! Existe uma ferramenta maravilhosa chamada cuspideira que pode ser usada neste caso. Ou seja, eu simplesmente degusto os vinhos e os cuspo, como qualquer degustador profissional. A cuspideira pode ser usada a qualquer momento: seja por que a pessoa não gostou da bebida e não é obrigada a engoli-la; seja por gravidez; doença; pela pessoa estar dirigindo, ou simplesmente não querer consumir álcool.
Low & no
Aliás, eu gostaria de recomendar um livro muito legal que foi lançado na Alemanha em novembro do ano passado, chamado Alkoholfrei, ou seja, “sem álcool”, em português.
Bebidas sem álcool ou com pouco álcool (conhecidas também como low & no no nosso jargão etílico) estão cada vez mais em alta. Se você entender alemão eu recomento demais! A autora, Nicole Klauss, recomenda chás, aromatizações, harmonizações com sucos e insumos que podem ser preparados em casa!
Além disso, logo no começo do livro ela questiona uma coisa: por que causa tanto constrangimento ou espanto na nossa sociedade quando falamos que não consumimos álcool?
Fica aqui minha reflexão pra você!
Enquanto isso, vamos nos preparando para 2024? Eu acabei de voltar da minha primeira viagem de negócios, mas mais pra frente eu conto aqui no que deu!
Bom fim de semana pra você.
beijos (nada) etílicos da Frau Cachaça