11.08.2023

Você já ouviu falar em “Batching cocktails” 🤔?

Batching (pronuncia-se bét-chin heheheh) é um termo em inglês muito usado na coquetelaria e que tem se tornado cada vez mais popular ultimamente. Porém, muita gente se arrepia só de ler ou ouvir uma palavra em outro idioma e acaba achando que é coisa de outro mundo! Não é…

Calma! A Frau Cachaça está aqui pra facilitar sua vida. Hoje, convido você – cachaceiro ou cachaceira do meu coração – pra dar um passeio na feira comigo! Nada de caldo de cana com pastel. Na Áustria não tem pastel e nem caldo de cana na feira. Mas tem morangos 🍓

Hoje estamos na xepa da feira do meu bairro (no fim da feira) e o quilo do morango está bem baratinho. Daí você olha pra mim e fala: “Pena que eu nunca vou conseguir comer tanto morango de uma vez só!”

Mas o preço está bom, você ama morango e ele está fresquinho, apesar de maduro. O cheiro está deixando você com mais fome ainda, por que você tem se alimentado tão mal quanto um adolescente rebelde que vive como se não houvesse amanhã e precisa finalmente comer algo saudável. Além de tudo, você acaba se compadecendo um pouco do feirante que quer logo encerrar o expediente suado e eu me precipito, falando: “Ah, meus insumos de bar! Vamos levar, vai!”

No caminho de casa pensamos no que fazer com tanto morango. Afinal, o moço da feira ainda nos deu mais um montão de morango de presente que ia perder.

Então eu decidi preparar uma BATELADA de morango com cachaça na jarra! Assim fazemos algo diferente, o morango não é desperdiçado e no final, fica todo mundo feliz.

Tá, Frau… Mas não estamos na feira em Viena! diz logo, o que significa “batching”?

Se você ainda está se fazendo esta pergunta mesmo depois do exemplo do morango, é por quê não percebeu que o tempo todo você já sabe a resposta mas não assimilou com o conteúdo por que provavelmente se deixou assustar pelo termo em uma língua estrangeira.

Batching significa BATELADA em português. Sabe quando você prepara uma bebida bem gostosa numa jarra de 3 litros pros seus amigos e essa jarra dura bastante? Fazer bebidas na batelada, ou batching, é uma ótima alternativa quando você quer ser aquele anfitrião legal sem ter muito trabalho. É muita abundância sem preocupação!

E por quê você deveria evitar o termo batching? Se temos a palavra BATELADA em português, por quê usar o equivalente em inglês? Batelada é chique demais e soa deliciosamente bem aos ouvidos de todos. Vamos valorizar nosso idioma. Além de tudo, você pode preparar várias coisinhas diferentes e usar todas aquelas jarras e canecões de cerveja da Oktoberfest que apenas ocupam trabalho.

Menos batching, mais batelada, por favor!

E falando nisso, aqui vai a receita pra você que ficou babando:

Batelada de morango com cachaça da Frau Cachaça

Ingredientes:

Hortelã já lavada (aproximadamente um maço)

400 gr de morangos lavados e sem folhinhas

Meio copo de açúcar

2 limões tahiti

1 xícara de cachaça prata de sua preferência

1 garrafa de espumante

Gelo, muito gelo

 

Modo de preparo:

Em um liquidificador ou um processador, junte morangos já prontos para o consumo, o açúcar e o suco dos dois limões (de preferência coados!). Bata até virar um purê.

Pegue uma jarra bem bonita, coloque bastante gelo nela. Adicione logo em seguida o purê, a cachaça prata de sua preferência e folhinhas de hortelã. Mexa bem. Adicione mais gelo ainda.

Não tenha medo, quanto mais gelo você colocar, menos aguada ficará sua bebida. O ideal é que você mexa até que a jarra fique “suada”. Mas deixe espaço para o espumante que você escolheu, ok? Agora basta completar a jarra com o espumante, mexer levemente para que não se perca o gás rápido e sirva em copos com gelo (sim!!!) e decorados com rodelas de limão ou morangos.

E não se esqueça: se fizer a batelada, tire foto e me marque no Instagram!

Beijos etílicos!

plugins premium WordPress