Cachaceira e cachaceiro do meu coração,
Não é de hoje que eu menciono na Newsletter que julho é um mês parado de vendas aqui na Europa. As pessoas levam as férias muito a sério, então as cidades como Viena se enchem de turistas e os vienenses, ou pessoas que vivem por aqui, “picam a mula” durante o mês de julho. É um mês bom pra trabalhar, pra colocar as coisas em ordem, pois ele tende a ser mais tranquilo.
Eventos com cachaça, casamentos, confraternizações, feiras… tudo isso recomeça apenas em setembro. Bom para organizar, péssimo pra encher os bolsos.
Como eu curto comprar aqueles vasinhos com ervas para fazer a decoração dos meus coquetéis, acaba que as ervas ficam aqui paradinhas até a loucura toda recomeçar.
E não é por quê eu estou em Amsterdã que o papo é maconha, viu? Eu estou falando do manjericão, da hortelã, do tomilho… sabe aquelas ervas que usamos na coquetelaria? Já pensou em outra coisa…
Mas o que fazer com estas ervas que não são usadas?
Dicas da Frau Cachaça para evitar desperdício com as suas ervas:
1ª Opção: faça chá
Se você não tem tempo de cuidar das ervinhas ou sabe que o risco delas não sobreviverem até o próximo evento, você pode usá-las para fazer um chá de ervas frescas. Esse chá, você pode usar até mesmo para fazer um coquetel com cachaça.
Quer um exemplo? Faça um chá de hortelã com as folhas (não esqueça de lava-las bem antes). Espere esfriar, adicione gelo, limão, açúcar e adoce a gosto. Adicione 20ml ou um copinho desses de shot com cachaça branca da sua preferência.
Quer dar um toque a mais? Faça um coquetel!
Pegue um mixing glass, adicione primeiro o gelo depois os ingredientes mencionados acima (menos a fatia de limão). Mexa com colher. Pegue um copo bem bonito ou uma xícara dessas de vovó, adicione gelo e o coquetel coado. Decore com uma fatia de limão.
2ª Opcão: desidrate para depois
Tanto o hortelã quanto o tomilho ou o manjericão poderão ser usados em pratos (ou como chá!) se você desidrata-los bem. Você pode fazer sua própria mistura (os amantes de churrasco chamariam isso de “rub”) ou desidratar as ervinhas separadamente.
Eu gosto de desidratar tudo separadamente!
Existe um método que eu gosto muito que é econômico e demora 5 minutinhos: pego os galhinhos das ervas de preferência com o tamanho mais ou menos igual, junto tudo, amarro na ponta com um pedaço de lã que está sobrando do meu crochê e penduro de cabeça pra baixo, deixando secar a sombra por uns dias até perder a humidade completamente. Depois, eu passo pelo mini-processador e coloco em garrafinhas
3ª Opção: Faça cubinhos de gelo com elas!
Você pode usar alguma forminha legal com essas ervinhas picadas (isso serve para frutinhas vermelhas também) ou usar as forminhas de gelo tradicionais e preenche-las com azeite ao invés de usar água. Desta forma, você terá um temperinho sempre a posto quando precisar. Seja para salada ou pra carne!
Lembre-se de usar ervas somente que estejam em bom estado, que sejam orgânicas e que estejam higienizadas antes do consumo!
Beijos etílicos!