Hoje eu quero falar sobre ela, a Barbie!
Você já deve ter cansado de ler sobre o tema esta semana, mas eu não posso deixar o assunto passar despercebido, não é? O assunto hoje vai além da boneca pink que virou um ícone. Está na hora de falarmos um pouquinho sobre o feminismo.
Quando eu era pequena, nunca gostei de brincar de boneca, muito menos de rosa (sim, a Frau Cachaça não gostava de rosa!). Sempre tentaram fazer com que eu gostasse de pink por ser menina e eu achava isso um tédio.
Eu sempre fui “do contra” e ficava irritada por que os meninos tinham brinquedos legais enquanto nós, meninas, ficávamos incumbidas de trocar fraldas e dar papinhas para bebês que sempre tinham a mesma cara. Eu preferia jogar bola, andar de bicicleta ou brincar de qualquer outra coisa com meus amigos e tinha pavor de “brincar de casinha”.
Eu gostava mesmo era da Barbie. Um dia minha mãe me perguntou por que eu gostava tanto de brincar de Barbie e ignorava todas outras bonecas que eu tinha no meu quarto. Eu nunca havia parado pra pensar nisso, mas a resposta estava na ponta da língua:
“Mãe, a Barbie pode ser quem ela quiser! A Barbie é astronauta, veterinária, tem uma mansão, um carro, pôneis, tem um namorado, e não troca fralda de criança chorona. Ela tem uma profissão”. Minha mãe ouviu aquilo e começou a dar gargalhada. Ela sabia que eu estava certa em relação a isso e me estimulava a brincar com a boneca usando tudo que tínhamos em casa: uma bacia pra fazer conta que era piscina, como fazer roupinhas com meias velhas e assim foi.
Hoje em dia eu perdi minha aversão ao pink heheheheh. O uso do pink estilo Barbie-core que toma conta das minhas redes sociais nasceu da vontade de chamar a atenção do público feminino no mercado da cachaça e foi quase que um deboche da imagem masculina que temos do setor em geral. Gosto tanto da cor que as pessoas veem um post meu e já o reconhecem, o que é uma façanha em um mundo tão saturado de idéias.
E me faz pensar: se eu soubesse usar a inteligência artificial, eu criaria uma série de fotos da Barbie fazendo coquetéis ou alambicando! hehehehehe.
Beijo e até semana que vem!