A SUA NEWSLETTER CACHACEIRA

17.05.2024

Diário de Bordo da Frau Cachaça

Querido(a) cachaceiro(a) do meu coração,

De uma semana pra cá aconteceu muita coisa boa em nosso universo cachaceiro. Não sei se você pôde acompanhar, mas eu estive em Portugal por uma semana. Fui contratada pela Cachaça Matriarca para fazer duas MasterClasses com degustação, uma no Porto na Cachaçaria Ponto Bar e a outra em Lisboa, no Copa.

Ambos estabelecimentos de brasileiros que tem a mesma filosofia de vida que a minha, a de espalhar cachaça de alambique na Europa. Apesar da correria toda, foi um imenso prazer fazer parte dessa empreitada, que contou com a presença de alguns rostos já conhecidos e influentes no ramo em Portugal.

Logo após isso, visitei o Lisbon Bar Show durante dois dias e lá reencontrei muitos amigos e colegas do ramo. Retornar a Portugal é sempre um grande prazer e eu me senti, mais uma vez, bem acolhida. Para minha surpresa eu conhecia bastante gente e foi engraçado saber que mesmo não trabalhando em Portugal, que acabei me tornando uma figurinha marcada por lá. Me senti em casa.

Interessante foi acompanhar o trabalho do Mundo da Cachaça e também da Casa Cachaça, que levaram a bandeira brasileira com muito orgulho durante a feira. Caio Baller arrebentou com o Guest shift e, pelo que eu fiquei sabendo, eles deram um show durante a MasterClass – que eu perdi, po estava no trem, a caminho do Porto para Lisboa.

Por fim, minha estadia em Portugal se acabou após seis dias, para a felicidade dos meus pés e do meu fígado, que tiveram muito o que fazer ultimamente. Mas não retornei a Viena.

Sim, estou em Sorocaba, onde a saga continua. Estou fazendo parte de um projeto grande e maravilhoso relacionado a cachaça de alambique, porém ainda não tenho permissão para compartilhar com você, o que me deixa um pouco chateada. Mas tudo bem. Logo isso irá mudar, portanto, fique de olho nos meus conteúdos.

Para fechar esta newsletter semanal, gostaria de compartilhar a receita do coquetel que ofereci em Portugal ao fechar minhas MasterClasses. Batizei esse coquetel de Soraia, em homenagem a uma prima minha que faleceu este ano, mas que adorava uma festa. Durante minha última vinda ao Brasil estivemos juntas na virada no ano. Era época de jaca, e passamos aquelas festividades em família cercados de parentes, churrasco, cachaça e muita cerveja.

Mal sabíamos que um mês após as festividades, ela receberia a notícia que estava doente e não lhe restava muito tempo em vida. Mas como Soraia era muito festeira e alegre, ela merece ser celebrada assim, com um coquetel que irá estrear, aliás, em dois bares de Portugal, com minha assinatura.

E aqui vai a receita:

Soraia

60 ml de cachaça Jaqueira da Matriarca – infusionada em Nib de cacau meio amargo

15 ml de suco de limão siciliano

15ml de oleum saccharum de laranja quincã caseiro

Solução salina

Modo de preparo:

No mixing glas com gelo. Servir com gelão em tumbler de whisky

Decoração:

Gengibre desidratado no palito.

Caso você queira entender os pormenores do coquetel e como fazer a infusão ou o oleum saccharum, pode me enviar uma mensagem que terei prazer de explicar! A combinação da jaca com Nib de chocolate deixa o coquetel delicioso. O gengibre espetadinho no palitinho serve também para mexer o coquetel, o que adiciona uma terceira dimensão e mais textura ao coquetel. E assim era Soraia: doce, complexa e ardente.

Por enquanto, encerro aqui esse diário de Bordo. Mas fique de olho, porque semana que vem tem mais!

Beijos etílicos!

10.05.2024

Degustação de Cachaça Matriarca em Portugal

Cachaceira e cachaceiro do meu coração,

Neste exato momento eu estou no Lounge do Aeroporto de Viena. As malas acabaram de ser embarcadas, tem café na xícara e lá vamos nós para mais uma aventura.

O destino? Lisboa, depois Porto, depois Lisboa novamente. E depois disso, Brasil! Sim, vou para o Brasil mas será apenas um bate-volta – retorno a Viena em 14 dias. O motivo? A cachaça!

Mas antes de começar a dar spoiler aqui sobre a viagem do Brasil, vamos por ordem: Portugal.

É com grande prazer que gostaria de anunciar dois eventos que farei em parceria com a Cachaça Matriarca: uma degustação de cachaça em Lisboa e outra no Porto. Claro que não perderei a oportunidade de visitar o Lisbon Bar Show e rever alguns colegas de trabalho e amigos que vivem por ali.

Então, se você utiliza as redes sociais, fique de olho nos stories pois é lá que compartilharei todas as impressões da minha viagem. Nem preciso dizer que vai ter muita coisa pra contar na próxima semana.

Mas nem tudo são flores. Em meio a tanta coisa legal acontecendo, a vida real é muito mais que café chique no aeroporto. Vamos lá então:

Gostaria de comunicar que essa semana não teremos mais um episódio do quadro DezEnCana. Infelizmente o pai do nosso amigo Pedro faleceu e estamos dando uma pausa. Portanto, deixo registrado aqui minhas condolências ao meu amigo, pois uma perda dessas sempre é muito difícil. Em breve retornaremos.

E falando em notícias tristes, não posso deixar de comentar o desastre que está assolando o Rio Grande do Sul. Se você gosta de uns bons coquetéis e tem vontade de ajudar, eu gostaria de deixar uma inspiração pra você.

Porém, nem tudo está perdido e é nessas horas que vemos a nobreza por parte de muitas pessoas.

Não é de hoje que a comunidade de bartenders se mostra super prestativa. Eles lançaram um movimento que se chama Drink do Bem, onde bartenders fazem Guest shifts em bares conhecidos e doam a renda para as pessoas que estão precisando. Gostaria de deixar aqui o link do perfil no Instagram: @‌drinkdobem2024

26.04.2024

Aqui você pode beber cachaça de qualidade em Viena!

Querido cachaceiro, querida cachaceira do meu coração,

É com muita alegria que comunico que essa semana eu pude adicionar três novos bares em minha lista de clientes aqui em Viena:

  • Bar Pani – @‌barpani.vienna

  • Larica Bar – @‌larica.brazilian.food – inauguração prevista para o dia 3 de maio de 2024

  • Tschak – @‌tschak__

Se você está por aqui ou pretende passar por um desses lugares, pode pedir sua cachaça, caipirinha ou qualquer outro coquetel feito a base de cachaça tranquilamente, pois lá vocês poderão beber cachaça de qualidade!

Larica Bar ainda será inaugurado e o Tschak abrirá suas portas oficialmente para o verão no dia 30 de abril. O bar já existe há um tempo e os donos são dois mixologistas de mão cheia, porém como se trata de um local no canal do Danúbio, sempre tem uma festa de abertura, que meio que anuncia o início do verão. Eu estarei lá com certeza!

Além do mais, caso seus programas incluam ficar em casa de boa curtindo uma boa cachacinha, eu gostaria de recomendar nada mais, nada menos que o meu novo quadro do Podcast, o DezEnCana! No episódio dessa semana, Pedro e eu decidimos desmistificar o teor alcóolico!

Vou deixar o link pra você aqui!

Bom fim de semana e beijos etílicos,

19.04.2024

As 50 melhores cachaças do Brasil

Querido cachaceiro e cachaceira do meu coração,

Hoje eu venho com notícias quentinhas do universo cachaceiro pra você!

Você se lembra que há algumas semanas eu escrevi que você poderia ajudar a eleger as melhores cachaças do Brasil e do mundo? Na época eu publiquei que durante a primeira fase do Ranking da Cúpula da Cachaça qualquer pessoa poderia votar na sua cachaça preferida online.

Dessa lista enorme, as 150 mais votadas foram degustadas por uma seleção de 20 especialistas que agora fez uma peneira ainda maior: a lista das 50 melhores cachaças do Brasil – e do mundo.

O que me chamou a atenção, além do número de cachaças inscritas (eles bateram um recorde de 50 mil votos!), foi que FINALMENTE existem mais mulheres no ranking. Não é de hoje que isso é algo que eu sempre critiquei abertamente em relação ao ranking. Se não me engano, a primeira edição que contava com a presença de DUAS mulheres foi na edição anterior, o que me deixa com a pulga na orelha em relação a qualidade da própria avaliação. Este ano, felizmente, mulheres com nome de peso fizeram parte dos jurados: Ana Laura Guimarães, Cláudia Fernandes, Deise Novakoski, Isadora Fornari, Lethicia Corniani, Luisa Saliba, Mariana Mesquita, Pala Braga Batista e Rosane Ferreira (fonte: Mixology News – leia o artigo completo aqui)

Com isso, gostaria de desejar boa sorte às finalistas que já podem sim se considerar vencedoras! Durante os dias 26 – 28 de abril essas cachaças serão divididas em 3 categorias: Inox/branca, armazenadas/envelhecidas e premium/extra premium. A melhor de cada categoria ficará conhecida, portanto, como melhor cachaça do Brasil pelos próximos 2 anos e poderá ostentar o selo da Cúpula da Cachaça na garrafa.

Legal, né? E aí, você participou da primeira etapa do Ranking?

Beijos etílicos e bom fim de semana!

Todos os direitos reservados © [2024] – [Letícia Nöbauer]

plugins premium WordPress